São Paulo / Brasil | +55 11 2640 8385 | 99606 2221 |

3 reflexões para um Natal mais tranquilo

Um Natal mais tranquilo pode ser um objetivo aparentemente complicado caso você esteja passando por uma situação de conflito em casa. A época de fim de ano tende a ser um momento de muita pressão sobre as pessoas, mais ainda sobre os casais. Desde todo o cansaço acumulado do ano, passando pelo excesso de compromissos sociais e chegando aos eventos familiares, um relacionamento já sob pressão – ou mesmo em recuperação – pode estar mais sujeito a dissonâncias causadas por esse tipo de situação social.
Para dar um pouco mais de leveza nesta fase do ano, separamos algumas reflexões para você conseguir manter o espírito natalino.
1. Relaxe nas cobranças
Os vários convites para encontros de amigos e parentes permeiam o mês de dezembro inteiro. A maioria será para o casal, mas alguns podem ser individuais. Estes últimos podem gerar certo conflito em um relacionamento que está passando por um momento de fragilidade.
Uma reflexão para um Natal mais tranquilo é pensar bem se a sua presença na festa do seu parceiro ou da sua parceira será realmente boa para vocês como casal. É claro que é bom compartilhar da parte da vida do outro, mostrar interesse por algo fora da sua esfera. No entanto, a privacidade e o espaço para respirar são igualmente importantes; para quem sai e para quem fica em casa.
Converse com seu par, abra o jogo e fique aberto às possibilidades. Indique suas inseguranças (ciúmes, medo de abandono, incômodo com desconhecidos etc) e sugira essa reflexão em conjunto, como casal. Se o combinado for participar do evento como casal, a dica é tentar manter o bom humor e evitar as críticas em público. Se for aproveitar sozinho, aproveite para relaxar e curtir o momento. E, finalmente, se você for quem ficará em casa enquanto o outro sai, permaneça tranquilo e sem ciúmes ou desconfianças exageradas.
2. Planeje bem para aproveitar melhor
Uma boa forma de vocês conseguirem dar conta dessa maratona e de deixarem claro um para o outro o que pretendem fazer e o que não é contar com um bom planejamento.
Conversem abertamente sobre os convites para eventos, definam o que gostariam de fazer, façam planos juntos. Nem sempre será possível fugir das festas que não se quer ir – viver em sociedade tem dessas mesmo. Mas é possível refletirem em conjunto a real necessidade de sua participação, individual ou acompanhado. Um Natal mais tranquilo pode ser um em que vocês dois já estão conscientes e preparados para cada evento. Em resumo? Evite surpresas desagradáveis.

3. Não vá além de você mesmo e de vocês como casal
Essa é a reflexão mais importante em situações de fragilidade no relacionamento. Você já conhece bem o seu companheiro(a) e sabe como é a personalidade dele/dela. Pense também sobre quem você é e como vocês dois reagem frente às situações como um casal.
Seja sincero com você e tente avaliar o outro sem preconceitos. Entenda onde é o limite de ambos e abram o jogo. Às vezes, um momento difícil pode acabar reduzindo a paciência e os limites, por isso é preciso focar ainda mais em compreender e aceitar – não só o outro, como também você mesmo. Esta reflexão permitirá que vocês mostrem um carinho para a manutenção do que possuem, um sentimento de preservação do outro e dos dois como unidade.
Compreenda que o outro tem limites – e você também! -, tenham uma conversa franca sobre isso e verá que os resultados levarão naturalmente para um final de ano realmente mais tranquilo e feliz para todos.


Comentar via Facebook

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Name *