São Paulo / Brasil | +55 11 2640 8385 | 99606 2221 |

Perfil

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Iane Naia de Oliveira Ruggiero Del Bel, OAB/SP 315.306, Advogada Colaborativa de Família e Sucessões em São Paulo, com Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011) e Especialização em Direito de Família e das Sucessões pela Escola Paulista de Direito (2014), Mestranda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Coordenadora do Grupo de Estudos de Práticas Colaborativas de São Paulo e da Comissão de Integração Nacional do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas (2018). Mediadora de Conflitos no CEJUSC-Jabaquara. Instrutora das Oficinas de Divórcio e Parentalidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

HISTÓRIA

No meu dia a dia, vivencio intimamente alguns dos momentos mais difíceis das vidas das pessoas e, com o tempo, fui desenvolvendo uma sensibilidade que considero um diferencial.

Comecei meu caminho profissional atuando em litígios familiares grandiosos, tanto em termos emocionais como patrimoniais. Sempre fui apaixonada pela área e fui bem-sucedida nas grandes brigas. Não percebia como a minha atuação afetava as vidas das pessoas envolvidas e até a mim mesma.

Em 2014, abri o meu escritório de advocacia familiar e sucessões. Resolvi me preparar para advogar também em Mediações de Conflitos.

Mas o estudo foi além de minha expectativa: minha consciência se expandiu e comecei a ver em perspectiva os efeitos de um conflito familiar mal gerenciado.

Como, então, conciliar a advocacia, que tanto amo, com esse olhar mais profundo para as pessoas e para os reais conflitos humanos que se punham à minha frente?

Foi então que conheci as Práticas Colaborativas. Nas Práticas Colaborativas, aprendi a conciliar o meu conhecimento técnico-jurídico do Direito de Família e das Sucessões com os meus conhecimentos de Mediação de Conflitos e negociação avançada.

E, assim, meu escritório foi tomando forma. A humanização, a interdisciplinaridade, a boa-fé, a empatia, a Comunicação Não Violenta, a visão sistêmica e a lógica da responsabilidade são os valores e princípios norteadores do meu trabalho, que tem como características ser personalizado, sensível e artesanal, sem perder a alta qualidade técnica.

Hoje, dentro desses princípios, concilio algumas formas de atuação possíveis, desde a advocacia preventiva e consultoria jurídica, passando pela negociação de acordos, mediação de conflitos e advocacia colaborativa, até o litígio (ações judiciais) administrado de forma ética, humana e responsável.

Pela área de especialização, sou uma advogada familiarista. Mas escolhi adotar a “advocacia familiar”. Familiar porque a família não é mais para mim um objeto de trabalho. Meu trabalho não se limita a encaixar as pessoas em regras legais e decisões judiciais. Meu trabalho é cuidar de pessoas, suas dores, medos, desejos e esperanças.