+55 11 3042-4878 | +55 11 99606 2221 (Brasil) | +49 1522 3365719 (Alemanha) | iane@ianeruggiero.com.br

10 livros para ajudar as crianças a lidar com novos arranjos familiares

Se o momento da separação não é fácil para os adultos envolvidos, imagina quando existem crianças no meio da crise? Para ajudar os pequenos, existem várias soluções: muito amor e compreensão por parte de toda a família, apoio profissional e psicológico, escola engajada e comprometida com a situação, pessoas construindo uma transição leve (na medida do possível) e diversos tipos de suportes complementares. Um deles – e que funciona muito bem – é a leitura! Trazer as questões familiares para o âmbito lúdico pode fazer muito bem às crianças e ajudar pais e filhos a se comunicarem de maneira mais direta, eficiente e amorosa.
Em parceria com a Carol Pacheco, do blog Carol e Suas Baby-Bobeiras, preparamos uma lista de 10 livros infantis que podem ser muito úteis para as crianças que estão enfrentando momentos difíceis em família:

Com apenas seis anos, Libby Rees passou por uma situação que muitas crianças enfrentam atualmente: o divórcio dos pais. Porém, apesar da pouca idade, ela encontrou uma maneira de superar esse momento tão difícil: escrever uma lista de ações que a ajudassem a lidar com o problema e colocá-las em prática. O resultado é um livro repleto de pequenas ideias originais que estimula os pequenos leitores a vencer as dificuldades típicas da infância. Com maturidade emocional, a autora compartilha suas estratégias simples e prova que o caminho para a felicidade é muito divertido.

Pequenas ou grandes, com um ou dois pais, com ou sem sogros, irmãos, irmãs, meio-irmãos, meia-irmãs, as família contemporâneas existem de todos os tamanhos, tipos e credos. O modelo clássico (‘um pai, uma mãe e seus filhos’) é questionado nessa obra e vemos que tudo bem existirem outros arranjos – que podem ser tão legais quanto o tradicional.

A partir de poemas e ilustrações que acompanham os textos, este livro ajuda a conversar com as crianças e a passar pelo divórcio dos pais. Com linguagem clara e direta, permite que meninos e meninas entendam como ficará a relação deles com os pais e o que esperar depois que o pai ou a mãe sair de casa. No final do livro, há um roteiro para pais e professores que ressaltam os pontos principais e sua localização na obra para trabalhar com as crianças.

A escritora Carolina Moreyra aborda com rara delicadeza um assunto difícil: a separação dos pais. Com o traço simples e característico de Odilon Moraes – ilustrador premiado que vem desenhando a mais fina literatura infantojuvenil – imagem e texto se unem em Lá e Aqui para contar que a separação, aos olhos de uma criança, pode ser vivida de uma maneira positiva, sem no entanto menosprezar o sofrimento inicial.

Apesar de não ser exatamente sobre separação, esse divertido livro fala sobre como somos todos “diferentes” e como isso é muito legal. Pode ajudar os pequenos que estiverem sofrendo por não ter a família igual às dos colegas.

Os pais de Samira se separam é um livro da coleção E Agora? escrito pelo autor Christian Lamblin para crianças, cada volume da série é acompanhado de um guia para pais e professores, adaptado para a realidade brasileira.

Um retrato sensível e bem-humorado de diferentes experiências familiares a partir de elementos concretos e cotidianos, como habitação, moradia, trabalho, alimentação, lazer etc. Os relacionamentos aparecem de modo complexo, com estrutura variada (famílias extensas ou reduzidas, hétero, homo ou monoparentais, biológicas ou adotivas etc.), multiplicidade de sentimentos e estilos de comunicação. Texto e ilustrações enfrentam com humor e criatividade os preconceitos e estereótipos da família como realidade única e imutável.

Neste livro, a autora (ela mesma filha de pais divorciados) tranquiliza as crianças, dizendo que elas não são culpadas pela separação e que sempre serão amadas e cuidadas pelos seus pais. Ela oferece conselhos para trabalhar os sentimentos difíceis e eliminar problemas, como conflitos e confusões. As encantadoras ilustrações e as cuidadosas reflexões fazem deste livro um excelente instrumento para ajudar a criança a explorar e expressar seus sentimentos sobre a separação.

Mais um que não fala especificamente sobre arranjos familiares, mas pode ajudar os pequenos a lidarem com os sentimentos que surgem nesse momento. Raiva, medo, ansiedade, alegria… sentimentos tão contraditórios e confusos para as crianças. Às vezes não dá vontade de inventar alguma coisa diferente, como… beijar um leão-marinho? Todd Parr – mesmo autor de “Tudo Bem Ser Diferente” – fala sobre sentimentos e como devemos compartilhar todos eles com quem a gente ama.

Tem coisas na nossa vida que parece que nunca vão mudar. Mas às vezes, quando menos esperamos, um acontecimento repentino tira tudo do lugar. É o que se passa com o pequeno príncipe desta história. Por culpa de um dragão raivoso, de uma hora para outra, seu reino e as coisas que existem nele são partidos ao meio. No começo, a situação parece assustadora e difícil de encarar. Mas com o tempo, o príncipe acaba descobrindo novos arranjos e percebendo que não existe apenas um jeito de viver.

Onde a menina vivia tinha tudo que as pessoas costumam desejar. E tinha principalmente afeto, aquele quentinho de abraço de pai e mãe. Mas um dia o pai vai viajar e a menina não sabe se ele vai voltar. Então, uma reviravolta de sentimentos toma conta dela, que precisará lidar a ausência e a transformação desse amor.


Comentar via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nome *