+55 11 3042-4878 | +55 11 99606 2221 (Brasil) | +49 1522 3365719 (Alemanha) | iane@ianeruggiero.com.br

Perfil

Iane Naia de Oliveira Ruggiero Del Bel, OAB/SP 315.306, Advogada Colaborativa de Família e Sucessões em São Paulo, com Graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011) e Especialização em Direito de Família e das Sucessões pela Escola Paulista de Direito (2014), Mestranda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Coordenadora do Grupo de Estudos de Práticas Colaborativas de São Paulo e da Comissão de Integração Nacional do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas (2018). Mediadora de Conflitos no CEJUSC-Jabaquara. Instrutora das Oficinas de Divórcio e Parentalidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

HISTÓRIA

No meu dia a dia, vivencio intimamente alguns dos momentos mais difíceis das vidas das pessoas e, com o tempo, fui desenvolvendo uma sensibilidade que considero um diferencial.

Comecei meu caminho profissional atuando em litígios familiares grandiosos, tanto em termos emocionais como patrimoniais. Sempre fui apaixonada pela área e fui bem-sucedida nas grandes brigas. Não percebia como a minha atuação afetava as vidas das pessoas envolvidas e até a mim mesma.

Em 2014, abri o meu escritório de advocacia familiar e sucessões. Resolvi me preparar para advogar também em Mediações de Conflitos.

Mas o estudo foi além de minha expectativa: minha consciência se expandiu e comecei a ver em perspectiva os efeitos de um conflito familiar mal gerenciado.

Como, então, conciliar a advocacia, que tanto amo, com esse olhar mais profundo para as pessoas e para os reais conflitos humanos que se punham à minha frente?

Foi então que conheci as Práticas Colaborativas. Nas Práticas Colaborativas, aprendi a conciliar o meu conhecimento técnico-jurídico do Direito de Família e das Sucessões com os meus conhecimentos de Mediação de Conflitos e negociação avançada.

E, assim, meu escritório foi tomando forma. A humanização, a interdisciplinaridade, a boa-fé, a empatia, a Comunicação Não Violenta, a visão sistêmica e a lógica da responsabilidade são os valores e princípios norteadores do meu trabalho, que tem como características ser personalizado, sensível e artesanal, sem perder a alta qualidade técnica.

Hoje, dentro desses princípios, concilio algumas formas de atuação possíveis, desde a advocacia preventiva e consultoria jurídica, passando pela negociação de acordos, mediação de conflitos e advocacia colaborativa, até o litígio (ações judiciais) administrado de forma ética, humana e responsável.

Pela área de especialização, sou uma advogada familiarista. Mas escolhi adotar a “advocacia familiar”. Familiar porque a família não é mais para mim um objeto de trabalho. Meu trabalho não se limita a encaixar as pessoas em regras legais e decisões judiciais. Meu trabalho é cuidar de pessoas, suas dores, medos, desejos e esperanças.