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Você já ouviu falar de comunicação não violenta?

 

A comunicação não violenta (CNV) é uma técnica de comunicação baseada na observação da situação sem julgamentos, identificação dos seus sentimentos e necessidades e elaboração de pedidos objetivos, claros e realizáveis.
É um método realmente útil (eu uso e comprovo o resultado) de conseguir o que você quer. Nada mais digno e justo do que ter uma conversa com alguém fazendo um pedido claro para a pessoa do que você quer. Você dá o direito para a pessoa de te atender ou não (e, é claro, aceita o não, se vier… E aí temos outras técnicas para entender esse não e tentar achar uma solução boa para todos).

Depois que passei a usar essa forma de conversa com meus colegas, clientes, advogados com quem negocio e, até com meu marido e toda a minha família, comecei a ter resultados muito melhores nas conversas difíceis. Explicar o que você está sentindo, o que você precisa e fazer um pedido inspira as pessoas a quererem te ajudar.
Além de obter melhores resultados em minhas negociações diárias, muitas coisas mudaram no meu jeito de ver as coisas:
Primeiro, ficou muito mais fácil para mim dizer não e aceitar o não dos outros. Posso dizer não educadamente e até explicar o porquê dos meus nãos;
Segundo, também comecei a aceitar muito melhor que eu posso fazer pedidos. Às vezes temos um certo medo ou vergonha de pedir as coisas. Achamos feio. A partir do momento que eu comecei a aceitar que as pessoas podem dizer não, também me senti mais livre para pedir;
E por último e mais importante, eu passei a me observar mais, tentar entender melhor o que eu estou sentindo, porque determinadas situações me fazem sentir de um jeito e, melhor, identificar com clareza o que eu quero e preciso. Sim, porque eu preciso saber o que eu quero para poder pedir.
Mas, principalmente, eu comecei a ajudar mais os meus clientes a identificarem o que eles sentem, por que sentem, e, mais importante, o que eles querem e precisam!
Esse método é extremamente prático, fácil de adotar e realmente transformador.
Se quiser saber mais, sugiro a leitura do livro Comunicação não violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, do Marshall B. Rosenberg, pela Editora Ágora.
E se tiver umas horinhas livres, vale bastante a pena esse workshop do próprio Marshall, já com legendas. Bem leve e divertido:

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